PROJETOS/PROGRAMA BALE

Para manter o leitor atualizado, essa página tem por objetivo apresentar as propostas de trabalho que o Programa BALE vem realizando a cada nova edição. Todos os projetos são de autoria da equipe do BALE, sendo disponibilizados nesse espaço para conhecimento de forma detalhada sobre cada ação desenvolvidas ao longo das edições. 
___________________________________________________________________________________________________________________________________________

A 8ª edição tem como foco a mediação e (auto) formação de leitores por meio de projetos vinculados ao BALE como:

(i) Mirins leitores, grandes mediadores:

O Projeto MIRINS LEITORES, GRANDES MEDIADORES: PRÁTICAS EXITOSAS ENTRE O BALE E A BIBLIOTECA JOÃO XXIII – PROJETO “MAIS QUE 10” é uma iniciativa que promove a mediação e contação de histórias entre crianças.  Surgiu com a entrada de voluntários mirins em 2011 no Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE), em 2013 foram intensificadas com o trabalho de mediação entre leitores mirins na Escola Estadual João Escolástico e hoje contamos uma atividade significativa para formar leitores através de atividades em envolvem diretamente as crianças em formação. EM 2014 pretendemos dar continuidade a essa experiência que vem mudando a leitura na escola beneficiada. Alguns vídeos já estão disponíveis na página de VÍDEOS, e também através da rede social google plus pelo link: (clik aqui)

            (ii) Mediadores de leitura e de textos em processos de (auto)formação:

Trata-se de um sub-projeto do Programa de Iniciação á Docência (PIBID), financiado pela CAPES, o qual esta vinculado ao Programa BALE e atende as seguintes escolas:  Escola Estadual João Escolástico, Escola Estadual Jose Guedes do Rego e a Escola Estadual Patronato Alfredo Fernandes. 
Nesse projeto teremos a mediação da leitura com foco nos estudantes de graduação que farão atendimento a essas escolas, buscando novas formas de mediação da leitura em parceria com as professoras supervisoras, bolsistas do programa.



____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

BALE 7ª EDIÇÃO 

Está página é para ampliar os conhecimentos do leitor/internauta sobre as ações que o Programa BALE vem desenvolvendo durante a 7ª edição. Tendo como estratégia cinco “Canteiros”, a saber: Formação, Informação, Encenação, Contação e Ficção, em articulação com o desenvolvimento de habilidades de leitura (oral/escrita) e produção textual (oral/escrita), voltadas para alunos do Ensino Médio dos Municípios de Pau dos Ferros/RN e Umarizal/RN, favorecendo a democratização da leitura e eficientes produtores de textos. 

A metodologia desta proposta incide no atendimento da XIV e XV DIREDs, a realização de visitas semanais e alternadas (quinzenalmente) as escolas de Pau dos Ferros/RN, Umarizal/RN e Frutuoso Gomes/RN, com atividades que viabilizem e incentivem a leitura, bem como a escrita de diversos gêneros textuais.

 Assim, realizar-se-ão ações em “canteiros” que contemplem as diferentes artes, tais como, a literária, artes cênicas e circenses, arte-educação, arte cinematográfica aliada a musical, bem como a arte digital as quais se desdobram em atividades destinadas tanto para aos alunos das escolas contempladas, atendendo especialmente ao público jovem.


1. Canteiro Informação - BALE.Net
___________________________________________________________________________________________________________________________________________

       O Programa cresceu e com toda a sua repercussão surgiu à necessidade da implantação de uma proposta de um blog para dá visibilidade a todas as ações do Programa. O site permitiu a ampliação das divulgações o que culminou nas manifestações de pessoas dos mais longínquos lugares que acessam a página das atividades do projeto. Atribui-se, também, a internet o impacto do BALE que incide em sua repercussão local, regional e (inter) nacionalmente, em função dessa visibilidade via web (www.programabale.com.br).

        Assim, esse Canteiro Informação (BALE. NET) tem como objetivo principal divulgar antes e após cada ação desenvolvida, através de release e imagens que serão postadas no blog, web e redes sociais e também as obras lidas e trabalhadas no Projeto. Além disso, esse Canteiro ainda constitui-se uma ferramenta voltada para Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), esta ação possibilitará à comunidade em geral tomar conhecimento da relevância desta proposta, contribuindo, então, na difusão e popularização do conhecimento e na melhoria da Educação Básica.


2. Canteiro Contação - BALE_PONTO_DE_LEITURA
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O Canteiro Contação (BALE_PONTO_DE_LEITURA) estabelecerá o contato direto entre obra e leitor, através da exposição do acervo e de rodas de leitura nos encontros semanais. O Ponto_de_Leitura  disponibilizará o acesso ao acervo por meio de consultas e empréstimos do material, via sistema BIBLIVRE, como forma de reforçar as habilidades de leitura e produção textual, ampliando o acesso à cultura aos estudantes e professores envolvidos na proposta.

Espera-se como principal resultado o reconhecimento do papel do conto e do reconto para formação leitora que, após a contação de uma história, por exemplo, compreendam que a leitura não é unívoca, para a qual há várias possibilidades de interpretação e que a releitura pode se constituir numa nova leitura de uma mesma obra literária, cujos sentidos estão no leitor e não no texto em si. Oportunamente, a contação de uma história contribuirá para potencializar o desenvolvimento de habilidades de leitura e de produção textual oral e escrita, como se tem observado nas atividades desenvolvidas no Programa BALE.


3. Canteiro Ficção - CINE_BALE_MUSICAL
___________________________________________________________________________________________________________________________________________

 Mesmo sendo expressões artísticas distintas, os liames entre literatura e cinema aparecem nitidamente marcados, especialmente pela influência da primeira sobre o segundo através das adaptações e/ou da intertextualidade. Unir essas duas artes em prol da formação leitora dos sujeitos parece ser, então, indiscutível, já que, na atualidade, para se formarem leitores, esses sujeitos precisam utilizar as mais diversas linguagens e mídias. Pensando nisso, para favorecer ainda mais o contato com o texto, o BALE aceitou o desafio de aliar à literatura e ao cinema a arte musical, desafio principalmente pela carência, em nossa região, de políticas públicas voltadas à cultura, com destaque para salas de cinema.

Assim, “ampliar o acesso à leitura e à escrita e o interesse dos leitores por obras literárias mediante articulação entre Cinema, Música e Escrita como Artes privilegiadas” é a meta do Canteiro Ficção (Cine_BALE_Musical). A metodologia aqui adotada é a exibição de filmes baseados em obras literárias, bem como em letras de músicas com comentários realizados por alguém da equipe ou convidado que conheça/estude sobre o filme/obra/música abordado. Como o foco do Programa é o desenvolvimento de habilidades de leitura e de produção textual, no Canteiro Ficção, além da apreciação do filme e dos comentários, os alunos são incentivados a construírem seus posicionamentos sobre o filme de forma oral e escrita.

4.  Canteiro Encenação - BALE_EM_CENA
___________________________________________________________________________________________________________________________________________

Esta ação se constitui numa iniciativa de atendimento aos interesses da comunidade e tem desenvolvido atividades que promovem a acessibilidade e a formação de leitores de todas as idades. A demanda de convites que a equipe tem recebido para atividades diversas como feira de ciências, semanas pedagógicas e comemorações das mais diversas modalidades em praças públicas em Pau dos Ferros, região do Alto Oeste e Estados circunvizinhos como a Paraíba e Ceará, tem consolidado o projeto tanto no meio acadêmico quanto fora dele, mediante iniciativas de cunho social, cultural e educacional.
As atividades deste Canteiro compreendem: a) visitas semanais e alternadas (uma por semana) aos quatro bairros do município de Pau dos Ferros, apresentando-se como diferencial desta edição o atendimento as comunidades rurais da região; b) encontros para (re)planejamento, tendo como parâmetro a avaliação realizada, com a participação da equipe executora e dos professores, supervisores e gestores das escolas envolvidas, ao final de cada atividade; c) realização de rodas de leitura, junto à comunidade e previamente com a equipe; d) apresentações teatrais, técnicas circenses e com fantoches, como estratégias para cultivar o interesse dos leitores (alunos e a comunidade em geral) pelos livros.
É por meio do Canteiro Encenação (BALE_EM_CENA), que serão organizadas apresentações teatrais (teatro de fantoches e dramatizações), envolvendo obras literárias para o público jovem, articuladas à produção oral e à escrita, objetivando formar leitores e produtores de textos através de atividades lúdicas.

5. Canteiro Formação - BALE_FORMAÇÃO
___________________________________________________________________________________________________________________________________________


A formação ou aperfeiçoamento profissional no BALE são considerados como um dos principais alcances do projeto, visto que o mesmo tem tido efetiva participação dos seus membros ao apresentarem resultados do trabalho em eventos acadêmicos nacionais e internacionais, tanto no Brasil como no exterior, rendendo-lhe, ainda, maior repercussão por meio de realização de palestras e conferências por parte da proponente. Além da produção e divulgação acadêmica do trabalho do projeto em livros, revistas, anais e periódicos, essa ação tem possibilitado aos discentes maior integração nas atividades acadêmico-científicas, de modo que muitos alunos voluntários buscam o BALE para ampliar o seu repertório literário, participando ativamente do projeto por este estimular o contato direto com a produção científica.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

leandro jose Ricardo disse...

Quero muito colocar minha filha no balé, moro em Umarizal se souber de alguém que dá aula aqui próximo nos avise por favor
Meu nome é Leandro 998360343

leandro jose Ricardo disse...

Quero muito colocar minha filha no balé, moro em Umarizal se souber de alguém que dá aula aqui próximo nos avise por favor
Meu nome é Leandro 998360343

Postar um comentário

// Inicio Estrelinhas // Fim Estrelinhas