ARTIGOS, MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES e TESES

Essa página foi criada para que o leitor conheça as nossas produções (artigos, monografias, dissertações, teses e informativos), todas construídas através das experiências vivências no Programa BALE. Para visualizar e baixar os textos basta um clik no link e fazer o download. Boa leitura!

Obs. Abaixo das dissertações e monografias estão disponíveis os artigos que foram escritos pelos baleanos.

          TESES SOBRE LEITURA E O BALE
___________________________________________
A tese da Profª Drª Maria Gorete Paulo Torres, sob o titulo "Ler, encantar e transformar-se: práticas de mediação de leitura e o letramento literário no programa BALE-FRUP", um trabalho importante sobre as práticas de leitura no BALE-FRUP, resultado da expansão do programa. Defendido em 2021 no PPGE/UERN.(pdf).

                                        ____________________________________________

A Tese da Profª Drª Keutre Gláudia da Conceição Soares Bezerra, sob o título "Expressão criativa e subjetividade na contação de histórias no programa biblioteca ambulante e literatura nas escolas - BALE", contém elementos da configuração subjetiva apresentados por contadores de história do Programa BALE (Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas), um importante trabalho para o Programa, defendido em 2020 no PPGL/UERN. (pdf)


                               ____________________________________________

A Tese da Profª Drª Diana Maria Leite Lopes Saldanha intitulada como "O ensino de literatura no curso de pedagogia: um lugar necessário entre o institucional, o acadêmico e o formativo", traz uma reflexão sobre o curso de Pedagogia e a literatura. Trabalho defendido em 2018, na UFRN. (pdf)


DISSERTAÇÕES SOBRE LEITURA
___________________________________________

A Dissertação da Profª Beatriz Andrade dos Santos, com o titulo "A FORMAÇÃO E AUTOFORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA LITERÁRIA NO PROJETO “MIRINS LEITORES, GRANDES MEDIADORES” DO PROGRAMA BALE" é um trabalho de grande relevância para o programa. Trabalho defendido em 2023 no PPGE-UERN(pdf)

A Dissertação da Profª Raimunda Queiroz Rêgo, com o titulo "A ação voluntária do Programa BALE Micaelense: da formação à autoformação de mediadores de leitura literária." é um trabalho de grande relevância para o programa. Trabalho defendido em 2021 no PPGE-UERN(pdf)
____________________________________
A Dissertação da Profª Renata Paiva de Freitas, sob o título "Conto e reconto com "O Mágico de Oz": estratégia de autoformação no Programa BALE Portalegrense", é um trabalho de grande relevância para o programa. Trabalho defendido em 2020 no PPGE-UERN. (pdf)
____________________________________
A dissertação da Profª Andreza Emicarla Pereira Cavalcante, sob o título "As estratégias de leitura no programa biblioteca ambulante e literatura nas escolas (BALE) e na sala de aula: aproximações e distanciamentos", é um trabalho de grande relevância para o programa. Trabalho defendido em 2017 no PPGE-UERN.(pdf)
____________________________________
A dissertação da Profª Kaiza Maria Alencar de Oliveira, sob o título "O constituir-se leitor: Narrativas de experiências estético-formadoras no Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas", é um trabalho de grande relevância para o programa. Trabalho defendido em 2016 no PPGE-UERN. (pdf)
                                                ____________________________________

A dissertação da Profª Maria Eridan da Silva Santos, sob o título "Mediar, formar e autoformar na biblioteca escolar e ambulante: análise de ações que transformam" é um trabalho de grande relevância para o programa. Trabalho defendido em 2016 no PPGE-UERN. (pdf)

_____________________________________
A dissertação da Profª Emanuela Carla medeiros de Queiros, sob o título "Vozes das crianças no processo de formação leitora"  é um trabalho de grande relevância para o programa. Trabalho defendido em 2014 no POSEDUC. (pdf)
_____________________________________
A Dissertação da Profª Diana Lopes, sob o título "A formação leitora e de mediadores de leitura: experiência no PROGRAMA BALE", constitui-se num relevante trabalho defendido em 2013 no POSEDUC. Confira!



Click aqui para visualizar o arquivo e fazer o download:(pdf)
________________________________________
A Dissertação que avaliou os “Impactos Educacionais em escolas públicas de Pau dos Ferros: um estudo sobre o Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas - BALE”, de autoria de SANDRA SINARA MARINHO foi defendida no dia 25 de novembro de 2013 no POSEDUC/Mossoró. Vale a pena conferir!



Click aqui para visualizar o arquivo e fazer o download: (pdf)

___________________________________________
A dissertação cujo título "No Fantástico palco da memória: Histórias de trancoso e construção da identidade na cultura popular" de autoria de Keutre Gláudia da C. S. Bezerra, foi defendida em 2011 no CAMEAM/UERN. Confira!!


 

Click aqui para visualizar o arquivo e fazer o download: (pdf)

_____________________________________________
A Dissertação da Profª Maria Gorete Paulo Torres, sob o título "NA TRILHA DA LEITURA LITERÁRIA DE PROFESSORAS DE METODOLOGIAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (MELPs)", constitui-se num relevante trabalho defendido em 2012 no PPGL/CAMEAM/UERN. Confira!

 

Click aqui para visualizar o arquivo e fazer o download(pdf)


___________________________________________
A Dissertação da Profª  Luzinete Cesário de Araújo Freitas sob o título "PELOS FIOS DO DISCURSO PEDAGÓGICO: O PROCESSO DE ENSINO DA ESCRITA NOS CURSOS DE LETRAS/UERN" constitui-se num relevante trabalho defendido em 2012 no PPGL/CAMEAM/UERN. Confira!(pdf)


MONOGRAFIAS 
__________________________________________________
A monografia que avaliou os “O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE PEDAGOGIA NAS VOZES DOS APRENDIZES”, de autoria de EMANUELA CARLA MEDEIROS DE QUEIROS foi defendida em 2010 no CAMEAM/UERN - Pau dos Ferros. Confira!


Click aqui para visualizar o arquivo e fazer o download: (Baixar Monografia) 

_____________________________________
A monografia que avaliou os SABERES MOBILIZADOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR NO CURSO DE PEDAGOGIA”, de autoria de Andreza Emicarla Pereira Cavalcante, foi defendida em 2012 no CAMEAM/UERN - Pau dos Ferros. Confira!

Click aqui para visualizar o arquivo e fazer o download: (Baixar monografia)

________________________________________________________________________
A monografia cujo o título foi A RELAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMEAM NA PERSPECTIVA DOS DISCENTES”, de autoria de Simone Fontes Leite Andrade, foi defendida em 2010 no CAMEAM/UERN - Pau dos Ferros. Um trabalho significativo para o Programa BALE por conter reflexões importantes sobre a extensão universitária. 



                 Click aqui para visualizar o arquivo e fazer o download: (Baixar monografia)




ARTIGOS PUBLICADOS EM ANAIS E PERIÓDICOS 
___________________________________________
         
Artigo cujo o título: "A leitura como interação social no contexto do projeto BALE biblioteca ambulante e literatura nas escolas", apresentado em 2007, no evento: I JEPEPE Jornada de Estudos e Pesquisas em Educação e Planejamento de Ensino. (pdf)

_______________________________________________
Artigo cujo título: "A rua da leitura existe”: análise das práticas de leitura no contexto do projeto BALE", apresentado em 2008, no evento: 5º SEL Seminário Educação e Leitura. (pdf)
 
_______________________________________________
Artigo cujo título: "A formação do leitor em espaços escolares e não-escolares: a experiência vivenciada no projeto BALE", apresentado em 2008, no evento: VI SELLP Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros. (pdf).
_______________________________________________
 
 
Artigo cujo título: "O texto narrativo no BALE - biblioteca ambulante e literatura nas escolas: ação conjunta entre o BNB, o GEPPE e a comunidade pauferrense", apresentado em 2008, no evento: II ENLIJE Encontro Nacional sobre Literatura Infanto-Juvenil e Ensino. (pdf).
 
_______________________________________________
 
 
Artigo cujo o título: "O processo argumentativo na mediação da contação de histórias infantis: experiências de leitura com a obra A Bruxa Salomé", apresentado em 2009, no evento: II FIPED Fórum Internacional de Pedagogia.


Artigo cujo o título: "contar histórias: uma contribuição ao desenvolvimento infantil e ao despertar do gosto e prazer pela leitura ", apresentado em 2022, submetido e aprovado na Revista do Programa de Pós-graduação em Educação – UNESC. (pdf)

Artigo cujo o título: "Estratégias de mediação da leitura de textos literários no programa bale micaelense ", apresentado em 2020, submetido e aprovado na Revista EntreLetras.(pdf) 


Artigo cujo o título: "A subjetividade na formação do leitor literário no espaço do programa bale ", apresentado em 2019, submetido e aprovado na Revista Leia Escola. (pdf)

Artigo cujo o título: "O bale como espaço mobilizador da subjetividade na formação do sujeito leitor ", apresentado em 2018, submetido e aprovado no Simpósio Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileiras e Lusitanas. (pdf)





ARTIGOS PUBLICADOS EM ANAIS DE EVENTOS
____________________________________________________________________

Artigo cujo o título: "A FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA NA ACADEMIA: UM SONHO POSSÍVEL", apresentado em 2012, submetido e aprovado na XXIV JELNE – Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. (pdf)

Artigo cujo o título: "PERFIL DOS LEITORES BALE", apresentado em 2012, submetido e aprovado no IV FIPED – Fórum Internacional de Pedagogia. (pdf)

Artigo cujo o título: "ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO DA LEITURA NA FORMAÇÃO DE LEITORES", apresentado em 2012, submetido e aprovado no IV FIPED – Fórum Internacional de Pedagogia. (pdf)

Artigo cujo o título: "RECONTANDO A HISTÓRIA: EXPERIENCIA DO PROJETO BALE NO HOSPITAL REGIONAL DE PAU DOS FERROS", apresentado em 2012 , submetido e aprovado no IV FIPED – Fórum Internacional de Pedagogia. (pdf)

Artigo cujo o título: "TEM HISTÓRIA HOJE? TEM SIM SINHÔ!: APRENDENDO A CONTAR
HISTÓRIA COM O PROGRAMA BALE", apresentado em 2013, submetido e aprovado no V FIPED – Fórum Internacional de Pedagogia. (pdf)

Artigo cujo o título: "AS FACES DA MULHER NA OBRA LAÇOS DE FAMÍLIA DE CLARICE LISPECTOR: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO BALE", apresentado em 2014, submetido e aprovado no VI FIPED – Fórum Internacional de Pedagogia. (pdf)

Artigo cujo o título: "CINCO PASSEIOS PELO BOSQUE DA FICÇÃO: LEITURA E ESCRITA NO PONTO_BALE_CTI_EB", apresentado em 2014, submetido e aprovado no VI FIPED – Fórum Internacional de Pedagogia. (pdf)

Artigo cujo o título: "ENTRE CANTEIROS DA LEITURA E PRODUÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA BALE COM A FORMAÇÃO DE LEITORES ENVOLVENDO A REDE SOCIAL FACEBOOK", apresentado em 2014, submetido e aprovado no VI FIPED – Fórum Internacional de Pedagogia. (pdf)

Artigo cujo o título: "MEDIAÇÃO DE LEITURA NA BIBLIOTECA: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO BALE", apresentado em 2014 , submetido e aprovado no VI FIPED – Fórum Internacional de Pedagogia. (pdf)

Artigo cujo o título: "ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO DA LEITURA COM ADULTOS/IDOSOS NO ESPAÇO INFORMAL", apresentado em 2014 , submetido e aprovado no VI FIPED – Fórum Internacional de Pedagogia. (pdf)

Artigo cujo o título: "EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA BIBLIOTECA AMBULANTE E LITERATURA NAS ESCOLAS (BALE) NA CIDADE DE PORTALEGRE/RN", apresentado em 2016, submetido e aprovado no VIII FIPED – Fórum Internacional de Pedagogia. (pdf)

Artigo cujo o título: "BALE: QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO", apresentado em 2016 , submetido e aprovado na VI SETEPE – Semana de Estudos, teorias e Práticas Educativas. (pdf)

Artigo cujo o título: "FILOSOFIA PARA CRIANÇAS E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROGRAMA BALE (BIBLIOTECA AMBULANTE E LITERATURA NAS ESCOLAS): A ÉTICA COMO OBJETO DE ANÁLISE"submetido, aprovado e apresentado em 2017 no IV CONEDU – Congresso Nacional de Educação. (pdf)

Artigo cujo o título: "CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA BALE NA FORMAÇÃO LEITORA", submetido, aprovado e apresentado em 2019 no VI CONEDU – Congresso Nacional de Educação. (pdf)

Artigo cujo o título: "REDES QUE CONECTAM LEITORES: O PAPEL DO BALE.NET NA CONEXÃO ENTRE UNIVERSIDADE – COMUNIDADE, VIA LEITURA LITERÁRIA", submetido, aprovado e apresentado em 2019 no 16º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte - CONGESP RN.  (pdf)







  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comments:

Postar um comentário

http://www.programabale.com.br/p/bolsistas.html
// Inicio Estrelinhas // Fim Estrelinhas