OFICINA – Roteiro
TEMA: LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: PARTILHANDO EXPERIÊNCIAS DE MEDIAÇÃO COM O PROJETO BALE
EMENTA: Ampliação do repertório de leitura. Estratégia de leitura e de como contar história. Motivação para ser um contador de história. A leitura como construção de sentido.
MINISTRANTE:
Emanuela Carla Medeiros de Queiros – Especializanda CAMEAM/UERN – Voluntária do Projeto BALE
CARGA-HORÁRIA: 05 h/a
OBJETIVOS:
Ø Ampliar o repertório leitura;
Ø Apresentar estratégias de leitura e de contação de histórias de forma lúdica através das experiências de leitura com o Projeto BALE.
Ø Motivar a contação para ser um contador de história.
Ø Entender a leitura como construção de sentidos.
CONTEÚDOS:
Ø A importância das histórias PARA QUÊ? (ABRAMOVICH, 1997);
Ø Estratégias de contação de histórias (SISTO, 2001);
Ø Seqüência básica para contação de história (LAJOLO, 1986);
METODOLOGIA – 1º momento – 01h: 00 às 3h: 30min.
Ø Dinâmica de apresentação;
Ø Apresentação da proposta da oficina;
Ø Texto reflexivo em slide/ sobre leitura e contação de história;
Ø Apresentação da proposta da oficina;
Ø Apresentação dos slides x discussão;
Ø Dinâmica de grupo;
METODOLOGIA – 2º momento – 03h: 40 às 5h: 00.
Ø Trabalho em grupo: Cada grupo terá 20 minutos para escolher uma história e apresentar de forma lúdica para a turma, utilizando os adereços do BALE.
Ø Sugestões de leituras e autores que discutem as práticas de leitura e de contação de história;
Ø AVALIAÇÃO - Será feita a partir da dinâmica (que bom – que pena – que tal) entre os participantes;
DATA: Terça-feira, (07/06);
LOCAL: UERN - Auditório do PPGL.
HORÁRIO: das 13:00 às 17:00hs
REFERÊNCIAS
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.
SISTO, Celso. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. Chapecó - SC: Argos, 2001.
LAJOLO, Marisa P. “O texto não é pretexto”. In: Regina Zilberman (org.). Leitura em Crise na Escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.
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