VIROU NOTÍCIA!!!

A professora Diana Saldanha foi a primeira vieirense a fazer uso da tribuna livre

A professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e da Escola Municipal Edilton Fernandes foi a primeira vieirense a fazer uso da tribuna livre da câmara Municipal deste município.





Na reunião do de ontem (26) a Profª. Diana Saldanha usou a tribuna livre para falar um pouco de um Projeto de Extensão intitulado Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas ou BALE do CAMEAM/UERN de acordo com o site projetobaleuern.blogspot.com o projeto tem o objetivo de “viabilizar o acesso ao texto literário e estimular o gosto pela leitura pela comunidade pauferrense. Esta iniciativa de atendimento ao interesse social e coletivo do município de Pau dos Ferros/RN se justifica pela carência de políticas administrativas eficientes no âmbito da cultura e do lazer na região. O BALE, portanto, tem como desafio atender e formar leitores advindos das comunidades locais desprovidas de bens culturais, favorecendo-lhes o contato com várias obras literárias o que se constitui como um ponto de partida para a democratização da leitura.”
Além disso a professora ressaltou a importância do universitário está vinculado a um projeto de extensão pois essa é uma maneira de transmitir aquilo que você está aprendendo na universidade para a sociedade e destacou as dificuldades desses estudantes para divulgar seu trabalho em eventos e congressos, afinal isso exige do aluno um custo muito alto.

O projeto BALE vai participar de um evento no Mexico e precisa angariar recursos para arcar com as despesas de 10 pessoas, segundo a professora eles terão de gastar mais de R$ 16 000,00 só com as passagens.

Na sua passagem pela tribuna Diana pediu aos vereadores a criação um fundo de incentivo para arcar com despesas de universitários vieirenses em congressos.
PARABÉNS DIANA!

O circulodefogo.net concorda com você! Marcelino vieira é conhecida na região pelo numero de conterrâneos em boas Universidades e essas pessoas devem ser apoiadas e incentivadas não só na produção literária mas em participações em eventos de sua área de formação.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

BALE recebe visita da acessoria do BNB

Nesta quinta feira, 22/09, o projeto BALE acolheu com muito carinho a acessora de comunicação do Banco do Nordeste Deyse Moura, a mesma veio acompanhada de seu esposo e o jornalista Kamilo Marinho. A visita se estendeu a vários projetos da região os quais são patrocinados pelo BNB/BNDS. Do CAMEAM, foram contemplados com editais do BNB/BNDS, o Projeto BALE e o Museu do Sertão que se encontra em processo de estruturação. A visita teve como finalidade acompanhar mais de perto esses projetos e anunciar o lançamento do edital para 2011, o qual tráz algumas mudanças. Neste agradável encontro contamos com a participação da Direção do CAMEAM, Prof. Lisboa e dos professores colegas Gilton Sampaio e Rosa Leite responsáveis pelo Museu do sertão, como também Lúcia Pessoa, responsável pelo BALE e alguns voluntarios do Projeto BALE.

Na ocasião entregamos a Deyse uma solicitação de ajuda de custo para ida da equipe à Cidade do México apresentar trabalhos científicos e divulgar o BALE no IV Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED, que acontecerá em novembro deste ano.

Confiram alguns cliks!

Da esquerda à direita: Deyse, esposo e Kamilo


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Vejam o novo teatro de bonecos do Projeto BALE!

Priorizando sempre a realizaçãor de um trabalho eficaz e prazeroso, o Projeto BALE compra um teatro de bonecos. Palhaço, fada, bruxa, vovô, vovó, chapeuzinho vermelho e muito mais, formam o nosso teatro. O desejo de levar leitura através da contação, será cada vez mais encantador com nossos novos personagens.

Confiram nosso novo teatro de bonecos nas fotos abaixo.







  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

BALE na I MOSTRA CULTURAL

Foi realizado neste dia 06 de setembro de 2011, na vila Major Felipe a I Mostra de Cultura intitulada Literatura de Cordel é exatamente isso: Cultura e Tradição Popular. O evento, organizado pela escola municipal ariamiro germano da silveira, constituiu-se na culminância de um projeto pedagógico coordenado pela professora Simone Bispo de moura cuja meta foi estimular o hábito de leitura e escrita em sala de aula através da literatura de cordel. Com ênfase na passagem de Lampião em povoados próximos a vila Major Felipe, a professora juntamente com os alunos e demais colegas de trabalho produziram um cordel que ali foi lançado explicitando os fatos ocorridos durante aquela circunstância. Tendo em vista a grandeza do tema, a escola ampliou o projeto e além do cordel levou para a praça pública o grupo de xaxado da escola, o qual também é parte integrante do projeto cultural que vinha sendo desenvolvido ao longo do tempo pela referida instituição.

Foi um show de cultura uma vez que outras atrações também ajudaram a engrandecer o momento, como a apresentação do BALE (Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas) pertecente a UERN/CAMEAM); exposições de xilogravuras e pernas de pau, resultado das oficinas realizadas com os alunos em sala de aula; e apresentação dos grupos: Estrelas do Cangaço da Vila Major Felipe, dança Xaxado e Xote, ambos de Parnamirim-RN.


O evento cultural recebeu total apoio da Prefeitura Municipal, através do Prefeito Abel Dólar e da Secretaria municipal de Educação na pessoa de Socorro Rocha.


Profª. Lúcia Pessoa Sampaio e Equipe BALE

Motivação com o público


História: Negócio de menino com menina de Ivan Ângelo


Expectativa das crianças

O público encantado

Equipe BALE


Mais fotos da I mostra no blog: http://nossajosedapenha.blogspot.com


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Blog Terra da Cultura diz:

Projeto de Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas no município de Major Sales

Dia 26 sexta feira, a Prefeitura Municipal de Major Sales através da Secretaria Municipal de Cultura, realizou um dia muito importante para o município : o Projeto de Extensão Biblioteca Ambulanate e Literatura nas Escolas - BALE, do Campus Avançado Profª Maria Eliza de Albuquerque Maia - CAMEAM, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

Esse projeto tem como objetivo capacitar mediadores de leitura, incentivar o gosto pela leitura e oferecer estratégias para trabalhar a leitura de maneira dinâmica em sala de aula, utilizando recursos simples e práticos.
O projeto tem como responsável a Profª Maria Lúcia Pessoa Sampaio e foi ministrado por uma equipe de 10 pessoas, tornando o dia prazeroso e muito proveitoso.
A Secretaria de Cultura Fátima Morais, ficou muito feliz em poder ter dado a oportunidade a todos os professores da rede municipal, estadual, Creche São João Batista, CRAS, Peti, PELC, Pastoral da Criança, Escola Ativa, Biblioteca, Pontinho de Cultura, Leituridade, Museu Cultural , Associação Cultural e parabaniza a equipe do BALE pelo brilhante trabalho.




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

FINECAP é também Festa da leitura**

O projeto BALE foi presença registrada em mais um ano na Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar - FINECAP. Foi nesta sexta-feira, 02/09 que o BALE animou o stand do Banco do Nordeste, um dos seus patrocinadores levando Leitura, contação de história, música e muita, muita animação abrilhantando cada vez mais esse grande evento e divulgando as ações desse projeto de interesse social, teve também vendas de rifas da tela "TRINDADE" com a presença de seu autor Evandro Saldanha e vendas de CDs e DVs, tudo isso em prol da viagem da equipe do BALE_capacitação para o IV FIPED no México.


Parabéns a tod@s os baleanos que contribuíram para que essa bela noite acontecesse.

Confira algumas fotos!!!

EQUIPE BALE
COM O GERENTE DO BANCO DO NORDESTE
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAMOTIVAÇÃO COM ERIDAN SANTOS




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

PROJETO BALE ESTARÁ NA I MOSTRA CULTURAL DA CIDADE DE MAJOR FILIPE, CONFIRA!!***


Cultura e Tradição Popular

Nossa escola está em festa

Vai ter muita animação

Neste dia 6 de setembro

Pra todos da região

Nós estamos alegres

O cordel vem motivar

A todos que vierem

E o povo do lugar

Lançaremos um cordel

Sobre a passagem de Lampião

Aqui nos arredores

Aqui mesmo na região

Nesta comemoração

Teremos a xilogravura

Que ilustra o sertão

Com esta bela figura

Na feira de artesanato

Vendas e exposição

Das artes mais variadas

Daqui do nosso sertão

O BALE traz pra nós

A biblioteca ambulante

Incentivando a leitura

Pra quem é estudante

Pra quem quer se divertir

E andar nas alturas

Pode aprender com pernaltas

Que faz parte das culturas

Na cultura nordestina

E na dança popular

Teremos o xaxado

Para ao povo apresentar

Preparamos pra você

Com carinho cada momento

Contamos com sua presença

Aqui no nosso evento

6º ano – Turma “A”


PROGRAMAÇÃO - DIA 06 DE SETEMBRO

08:00 as 11:00 e 14:00 as 17:00

Oficina de Perna de Pau - Fernando Inácio – Cajazeiras - PB

19:00

Feira de Artesanato

20:00

Abertura do Evento feita pelo prefeito Abel Kaio Fontes de Oliveira.

Pronunciamento da Secretária de Educação Socorro Rocha.

20:10

Lançamento do Cordel – “A vinda do Rei do Cangaço: sua passagem em...”

20:30

Apresentação do BALE (Biblioteca Ambulante da UERN – CAMEAM) – Pau dos Ferros - RN

21:00

Apresentação dos Grupos de Xaxado:

Estrelas do Cangaço – Major Felipe - RN

Grupo de Dança Xaxado – Parnamirim - RN

Xaxado da Serra – Luís Gomes - RN

Pisada no Sertão – Poço de José de Moura - PB








  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
http://www.programabale.com.br/p/bolsistas.html
// Inicio Estrelinhas // Fim Estrelinhas