TECENDO NOTÍCIAS


O Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas teve uma significativa participação na XVI Semana Universitária do CAMEAM (berço do BALE). Com uma programação voltada para a formação, divulgação e discussão acerca da leitura os 04 projetos que fazem parte do programa desenvolveram suas atividades. Foram elas:

BALE FORMAÇÃO:
O projeto coordenado pela Profª Eridan ministrou oficina para os participantes do evento, um público de aproximadamente 30 pessoas. Uma experiência positiva como afirma a profª Andreza (voluntária e ministrante): 

A oficina “Praticas de leitura e formação do leitor no viés do BALE” se viabilizou com um espaço de troca de saberes, em que ressaltamos a participação da equipe do BALE de UMARIZAL, que pode contribuir significamente com nossas discussões. O momento mais contagiante dessa atividade foi o experienciar da contação de historias, onde os participantes conheceram um pouco do nosso acervo e se encantaram no mundo mágico da contação de historias, onde ora se reconheciam ora se perdiam dando vidas aos personagens das historias. 




 CINE BALE MUSICAL:
Essa atividade do programa se desenvolve a partir de exibição de filmes e a inclusão da musica como instrumento de mediação. Corrdenado pelas professoras Kaiza alencar e Noemi Gamboa, essa manifestação da arte cinematográfica contou com a participação da Escola Municipal Nila Rêgo com a vinda dos alunos até nosso espaço na Universidade. Um das exibições foi o curta: "O poeta de bicicleta" que conta a saga do poeta mossoense Antonio Francisco.



BALE PONTO DE LEITURA:
Essa ação se constitue em garantir um espaço para atividades de leitura e cultura através da arte da palavra. Tivemos a participação do poeta Zé Pessoa e da visita ao Museu da Cultura Sertaneja - MCS do CAMEAM. Essa ação é coordenada pela profª Lucineide Carneiro.  


                              
BALE. NET:
O espçao vitural tem sido uma importante ferramenta na divulgação do BALE. Com essa iniciativa foi possível apresentar o BALE na internet atraves desse espaço (blog), ensinando as crianças como navegar, além de informar sobre tudo o que acontece no programa com o lançamento do 1º Informativo BALE. Com a palavra a jornalista Ivanúcia Lopes ( voluntária do BALE NET):

Se fosse apenas apaixonante já bastaria, mas o Bale passa longe de ser só isso! O Bale tem muito pra mostrar! Não à toa a 1ª Edição do Informativo foi um sucesso! Nosso Informativo é um produto valioso que pretende aproximar ainda mais o público dos trabalhos realizados. Resultado da interatividade promovida pelas redes sociais através do Bale.Net, o informativo, com perfil jornalístico e linguagem acessível, circulará dentro do Campus Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) e nos eventos acadêmicos e científicos que envolvam as atividades do Programa. Toda a equipe está de parabéns!  


E para encerrar o ciclo de atividades a mesa redonda para discutir produção, difusão e promoção da cultura não poderia ser mais colorida e mistura como foi a nossa, com as presenças de: Antonio Francisco (poeta mossoense), Míria Helen (coordenadora do BALE 6ªedição), Ivonaldo Santos (coordenador do Museu e pesquisador), e na coordenação a profª Eridan Santos. Um espaço de aprendizagem e enriquecimento cultural.
 
Agradecimento especial:

A todos os que fazem a Escola Municipal Nila Rêgo pela parceria e por abrilhantar as nossas atividades, e em especial as crianças que compartilharam momentos de alegria conosco. Aos bolsistas e toda equipe pelo trabalho coletivo que resultou nessa grande ação em prol da leitura. A nossa ousadia e coragem nos torna mais BALE. 


Ficamos por aqui! em breve mais novidades no nosso espaço virtual. E se você quiser conferir mais fotos é só acessar a página do facebook: Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas.

                                                        Até lá pessoal!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

// Inicio Estrelinhas // Fim Estrelinhas