BALE visita o PETI em Pau dos Ferros


Desembarcando no PETI em Pau dos Ferros a caravana do Prorama de Extensão BALE fez a festa da leitura acontecer!!! Foi neste dia 28 de setembro que a aventura aconteceu. E como as imagens também narram a visita, confira!









A nossa equipe agradeçe a recepção e o convite do PETI. A todos que fazem essa instituição nosso abraço baleano.

O tempo e o BALE. Olha só que interessante!

A Biblioteca Ambulante tem em suas atividades o objetivo de levara leitura a todos os espaços, um deles em 2011 foi a Agência do Banco do Nordeste em Pau dos Ferros, isso porque o BALE já foi comtemplado várias vezes com o edital do  BNB de Cultura. 
Nesse visita que aconteceu em 2011 alguns baleanos de nossa equipe tiveram a satisfação de conhecer esse garotinho que aparece na foto. Foto essa que foi o simbolo da visita ao BNB, pois ela nos fez acreditar ainda mais que o nosso trabalho é de fato relevante para a formaçao de leitores, e mais ainda no acesso aos livros. E por felicidade encontramos ele novamente, agora em 2012 nessa mesma visita ao PETI. Eles nos reconheceu! Nos ficamos felizes! E numa demostração desse eposódio trazemos três depoimentos. Confira a seguir:

Por Manu Medeiros:

Bom, eu só lembro que ele vendia alguma coisa. Cabelos encaracolados, pés sujos e uma vontade enome de chegar perto dos livros. Foi assim que eu flagrei essa foto!! Achei a mais bonitas de tantas outras fotos que tiramos naquela manhã em frente ao Banco. Quis chegar perto, mas desisti. Pois era um momento mágico pra ele. Acho que até esqueceu que tinha que vender aquelas bugiganças que trazia nas mãos, essas a tocar os livros lentamente, apreciando cada página. Ele sabia ler? não sei, só sei que expressava felicidade, mesmo em meio aquele corre corre de gente. Como se estivesse sozinho no mundo mágico. Sinceramente, aquele fato me tocou. Editei a foto e ela ficou assim, com a mesma essência daquele dia:



Por Aridiana Dantas

Lembram dele baleanos? Esse é o garotinho que nos surpreendeu com sua história de vida em 2011, quando em uma visita ao BANCO DO NORDESTE nos deparamos com ele observando os livros por um longo tempo, agachado, segurando nas mãos os chaveiros que vendia na rua para ajudar no sustento da família. Sua imagem ganhou destaque em um texto publicado pelo Jornal Clandestino em Fevereiro de 2012 sobre a execução do BALE e a sua importância para a formação leitora em toda região Potiguar e demais localidades atendidas. Nessa sexta-feira, 28 de Setembro, tivemos o prazer de o reencontrar em nossa atividade com as crianças do PETI em Pau dos Ferros. Diante disso, percebemos que o nosso trabalho tem sido útil, que o BALE tem despertado em seu público o gosto pela leitura e que exemplos como o desse pequeno leitor devem ser considerados como verdadeiras lições de vida, pois, como nos aconselha Clarice Pacheco devemos "Viajar pela leitura sem rumo, sem intenção.Só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos. É uma pena que só saiba disso quem gosta de ler. Experimente! Assim sem compromisso,você vai me entender. Mergulhe de cabeça na imaginação!"
 

Por Mário Gerson do Jornal "O Clandestino"
Veiculei esta imagem no Clandestino, ele de cócoras, vendo os livros. Alegro-me em saber que ele continua apaixonado pelos livros. Daqui, lhe desejo sucesso e, Aridiana Dantas, quando você vier por aqui, me avise, farei uma seleção de coisas boas de minha biblioteca e enviarei para este leitor especial.



Não precisamos mais escrever nada. Apenas refletir. Atodos os voluntários que participaram direta e indiretamente da visita ao BNB parabéns. São episódios como esses que nos fazem mais baleanos.


Equipe BALE. NET

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comments:

ARIDIANA DANTAS disse...

Fantástica a postagem, gostaria de parabenizar a equipe BALE NET, e também agradecer aos leitores do nosso blog, bem como, aqueles que estão sempre prontos a abrir espaço para o nosso trabalho. Obrigado Mário pela colaboração!

Postar um comentário

http://www.programabale.com.br/p/bolsistas.html
// Inicio Estrelinhas // Fim Estrelinhas