Outubro saudade...



No escrever o menino viu que era capaz de ser
noviça, monge ou mendigo ao mesmo tempo.
O menino aprendeu a usar as palavras.
Viu que podia fazer peraltagens com as palavras.
E começou a fazer peraltagens (Manoel de Barros)


Usar as palavras para fazer peraltagens é o mesmo que convidar o leitor para deleitar-se nas andanças baleanas neste mês de Outubro. Outubro saudade. Saudade que foi construída a cada novo dia, 'costurando' cada retalho - cada encontro - Encantado e espalhando cheio de leitura por entre os mais diversos recantos do mundo! 

Uma biblioteca ambulante. Gente alegre e bonita. Esforço e dedicação. Livros e mais livros. Um objetivo em comum: Formar o gosto pela leitura de crianças, jovens, adultos e idosos em espaços escolares e não escolares. Eis a missão do Programa BALE que neste Outubro saudade passou por muitos lugares...


Coordenadores, voluntários e amigos, todos envolvidos para promover o direito a leitura, o direito a literatura, o direito ao ato de ler histórias ou poesias. Jornais ou revistas. Ler. De Pau dos Ferros a Umarizal, do Brasil para a África, das histórias que costuram mais um retalho da nossa própria história vamos construindo nossos roteiros, os quais dirão quem fomos e quem somos. 

Escolas. Eventos acadêmicos. Dia da criança. Praças e feiras. Universidade. Em cada recanto espalhamos um retalho para construírem 'colchas de leitura' com os leitores em formação. Na diversidade de textos, para nós não há pretexto! A costura acontece com linha cor de vontade e mãos sobrepostas e interligadas para promover o leitor oculto pelos discursos míticos e simplistas inventados de vazios. 




Somos leitores desde que nascemos.  Lemos a vida todos os dias. Estabelecemos relações com o mundo, com nós mesmos pelo fio das palavras. E nelas fazemos peraltagens como disse o Manoel de Barros, e haveremos de carregar 'água na peneira' por toda a vida, seja pela poesia, ou qualquer outro gênero. Acreditamos na força das palavras para reinventar o leitor. 

Encontramos na missão de formar leitores a nossa própria formação. Caminho que trilhamos em todos os momentos, seja no planejamento, na organização dos encontros, nos ensaios, nos registros, nos gestos mais simples estamos nos formando também. 

Outubro saudade. Saudade de Outubro. 

Qualquer dia desses vamos fotografar nossas 'peraltagens' interiores. Nesse dia haveremos de gritar para o mundo a nossa satisfação e alegria em proporcionar mesmo em meio aos desafios a grandeza de ser mediador/contador de histórias para o outro. O colorido que vem do nosso entusiamo pintará aquelas mentes com poemas e poesias, construiremos bosques de leitura pelas ruas e a nossa voz será como água correntes para contar e ouvir muitas histórias. 




Para todos os que construíram conosco essa 'colcha de leitura' nossa gratidão, principalmente aos voluntários - Quem fez e faz acontecer sempre! A vocês o reconhecimento, a beleza de dias ainda mais alegres e coloridos no aconchegos do BALE. Aos coordenadores - Quem cuida e zela sempre! Aos nossos leitores - Por vocês e com vocês a nossa missão fica ainda mais bonita. Obrigada por divulgarem nossas ações e propostas formativas. As escolas e instituições parcerias que receberam nossa trupe - Muito obrigada pelo carinho e receptividade. 

E aos leitores - Protagonistas de toda essa história fantástica que a mais de 7 anos vem fazendo acontecer a formação leitora em Pau dos Ferros e cidades vizinhas. Outubro saudades e lembranças boas... 

Em qualquer lugar que tenha palavras e gente que queria fazer 'peraltagens' com elas haverá leitores. Unidos somos mais BALE. Somos o fio que conduz a leitura para os lugares mais distantes. 

Fonte: Arquivos da Profª Lúcia Pessoa em sua visita a Caculo - África. 

Para finalizar nosso registro, lembramos a todos os que acreditam na leitura como passaporte para a liberdade por meio das palavras....

Você vai encher os vazios com as suas peraltagens
e algumas pessoas vão te amar por seus despropósitos.

Pra sempre Manoel de Barros. 


Para visualizar mais fotografias acesse a nossa página do facebook: Biblioteca Ambulante. 




Equipe BALE 8ª edição  
Fazendo acontecer a formação leitora aqui e acolá. 







  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comments:

Postar um comentário

http://www.programabale.com.br/p/bolsistas.html
// Inicio Estrelinhas // Fim Estrelinhas